Receitas

RECEITA: Panquecas

Olá Pancakes

Como sabem, se são seguidores assíduos do meu instagram, as panquecas desempenham um papel fundamental na minha vida, principalmente ao pequeno-almoço. Portanto achei por bem e, fazendo jus ao nome do meu Blog, que a primeira receita a partilhar convosco fosse de panquecas.

Estas são as panquecas simples, as que costumo fazer com mais regularidade. Há muitaaaaas formas de variar a receita, mas deixo-vos esta que é a “base” que eu utilizo quase sempre. É muito simples e fácil de fazer.

Vão precisar de:

  • 15g de farelo de aveia;
  • 5g de linhaça dourada moída;
  • 15g de whey (sabor da vossa preferência);
  • 50g de claras de ovo;
  • 20g de iogurte natural de soja (podem substituir por iogurte natural, iogurte grego ou quark);
  • bicarbonato de sódio (para ficarem fofinhas).

Procedimento: 

Colocar todos os ingredientes numa taça. Com um garfo misturar os ingredientes muito bem, se preferirem podem usar o liquidificador. Juntar o bicarbonato de sódio e voltar a mexer. Aquecer a frigideira (eu uso anti aderente então não coloco gordura nenhuma, mas se não tiverem podem colocar um bocadinho de óleo de côco). Deitar duas colheres de sopa da massa na frigideira. Quando começar a fazer bolinhas virar e deixar mais uns segundos. Retirar e repetir o procedimento para a restante massa. Depois é acompanharem com o que mais gostarem!

Informação nutricional (para toda a receita):

  • Proteína: 21g
  • Hidratos de Carbono: 12g
  • Godura: 4g

NOTA1: As quantidades que aqui descrevo podem e devem ser adaptadas às vossas necessidades. Podem aumentar ou diminuir a quantidade de cada ingrediente de modo a fazerem uma dose maior ou menor.

NOTA2: Para quem não consome whey pode substituir por outra farinha (amêndoa, côco, mais aveia…) e podem adoçar com stevia e, ainda, juntar canela.

Espero que gostem.

Beijinhos e bons cozinhados ❤

Anúncios

21 thoughts on “RECEITA: Panquecas

  1. Oi! Costumo fazer as minhas panquecas apenas com claras, farinha de aveia + sementes de linhaça e chia (tudo um pouco a olho, não tenho forma de pesar ingredientes em casa…). Em termos nutricionais achas que lhes faltam algo? Devo colocar metade farinha de aveia/metade farelo? Obrigada!

    Gostar

    1. Olá querida! Eu coloco a whey porque, para além de dar sabor às panquecas eleva o teor proteico, mas se utilizares uma boa quantidade de claras acho que a nível nutricional ficam equilibradas. Em relação à farinha e ao farelo, eu uso farelo porque, para além de gostar mais, é mais benéfico em relação à farinha porque tem mais concentração de fibra. A farinha de aveia como é extraída da parte mais interna do grão perde fibra. Mas podes continuar a utilizar a farinha de aveia de gostares mais, também vai depender do teu gosto 🙂 espero ter ajudado, beijinhos!

      Gostar

      1. Pois eu não tenho whey e é um pouco cara…
        Costumo pôr o equivalente a 3/4 claras!
        Ajudaste imenso obrigada!

        E outra dúvida, que experiência tens de fazer panquecas tipo Domingo a noite para toda a semana? Aguentam bem 5 dias no frigorífico? Ou alguma outra sugestão de pequenos almoços que dê para preparar com antecedência e guardar… obrigada!

        Gostar

  2. Hey hey! Diz-me uma coisa, tu pesas toda a tua comida e registas todos os dias numa app p ires controlando as calorias que consomes ou apenas pesas os ingredientes para as receitas e vais adequando conforme os teus gostos e vontades?

    Gostar

  3. Adorei o post. Mas tenho uma dúvida, depois da confeção das panquecas pode-se congela-las e mais tarde utilizar? Ou fazes tudo “from scratch” cada vez que queres comer panquecas? Obrigada xx

    Gostar

  4. Ola Anaísa 🙂 Sem dúvida tens sido uma inspiração enorme para mim!! Estou em processo de perda de peso, já perdi 12kg e ja só me falta mais 1.5kg para chegar ao meu objetivo, quero ficar com 60kg 🙂 Atualmente pretendo perder a gordura que tenho acumulada na barriga e ancas e por isso estou a treinar 5 vezes por semana , 4 vezes musculação e 1 vez cycle. Faço também cardio no final dos treinos ou de manhã em jejum. Achas que estas panquecas são uma boa opção de pequeno almoço para perda de gordura e manutenção da massa muscular? O meu pequeno almoço costuma ser uma omelete com 1 ovo + 3 claras, 1 fatia de queijo flamengo light e uma fatia de fiambre de frango, mas ja começo a ficar enjoada!

    Beijinhos **

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s