Estilo de Vida

ESSENCIAIS: o que não falta na minha despensa

Olá Pancakes

No outro dia enquanto fazia direto no instagram surgiu uma pergunta queme deu a ideia de fazer este post.

Uma menina perguntou-me quais são os essenciais que não podem faltar na minha despensa.

Já tinha publicado neste post aqui o que costuma constar no meu carrinho de compras, mas hoje trago-vos algo mais específico, os alimentos que tenho SEMPRE em casa e que só de pensar que estão a acabar me provoca comichões. Estes são os essenciais que fazem parte da minha alimentação diária:

  1. Batata doce – óbvio que este tinha que ser o alimento em primeiro lugar. Não passo sem batata doce.
  2. Farelo de aveia – o segundo indispensável pois é o principal alimento do meu pequeno-almoço de todos os dias, as famosas zoats que podes ver a receita aqui. Também essencial para a confecção das minhas panquecas, podem ver diferentes versões aqui, aqui e aqui.
  3. Ovos – todos os dias religiosamente como ovos cozidos. Estes são o snack fácil e prático. Normalmente cozo-os no fim de semana para a semana toda e assim tenho sempre snack à mão.
  4. Claras de ovo – outro “must have” que uso para inúmeras coisas: nas zoats, papas e panquecas de pequeno-almoço, nos bolos e muffins, para confeccionar crepes ou para fazer fluff e albutella.
  5. Manteiga de amêndoa – outro essencial sem o qual não vivo. Perfeito para colocar como topping em papas ou panquecas.
  6. Cajus – fazem parte do meu lanche da manhã de todos os dias por isso é obrigatório ter sempre em casa
  7. Courgette e abóbora – courgette está presente nas minhas zoats e também utilizo muitas vezes, juntamente com batata doce, para fazer os acompanhamentos dos almoços para durante a semana. A abóbora utilizo sempre nas panquecas e também em bolos como, por exemplo, nestas panquecas. 
  8. Queijo – como não poderia faltar, acho que nem preciso alargar a descrição. Vaca que ri light e terra nostra light são os essenciais e normalmente uso para rechear crepes como por exemplo este aqui.
  9. Brócolos – mais um legume sem o qual a minha alimentação perde o sentido.
  10. Arroz basmati – o meu melhor amigo para os pós treinos dos últimos tempos.
  11. Kiwi – a minha fruta de eleição, é mesmo a única que não dispenso, tudo o resto vou variando, mas kiwi tem sempre que haver.
  12. Chocolate – obviamente. Sagrado para depois do almoço e do jantar.
  13. Peito de frango – o básico que não pode faltar. Sempre presente para uma refeição prática e rápida de elaborar. Podem ver os hambúrgueres de frango aqui.
  14. Salmão fumado – a louca do salmão fumado não poderia dispensar, normalmente utilizo para rechear crepes e junto com um quejio vaca que ri light, fica d-i-v-i-n-a-l.
  15. Atum – mais um essencial básico, mas que não dispenso e que é muito versátil, dá para ser utilizado em inúmeras receita como na lasanha de courgette e atum que tanto adoro.

E pronto, uma reduzida lista de 15 elementos sem os quais não sobrevivo (literalmente). Acho engraçado como dizem que uma alimentação saudável é secante e cara. Como vêm acima esta extensa lista de alimentos representa apenas o básico do que eu costumo consumir. Nela está presente variedade e, tirando os cajus e a manteiga de amêndoa, é tudo bastante acessível em termos de preço. Não são cá necessários super alimentos, suplementos que custam os olhos da cara ou produtos xpto que prometem mundos e fundos. O básico serve e, como podem ver, dentro do básico há bastante variedade e basta só um bocadinho de imaginação para se fazerem excelentes e saborosos pratos. Portanto não há desculpas!

Se precisarem de inspiração e ideias para confeccionar estes básicos de forma diferente podem explorar o blog que tenho bem mais receitas saudáveis e deliciosas para além destas que mencionei acima 🙂

Espero que tenham gostado, que tirem ideias e que se inspirem!

Um beijinho,

Anaísa

One thought on “ESSENCIAIS: o que não falta na minha despensa

  1. Bom, confesso que alguns dos teus essenciais são meus também. O arroz basmati e o salmão fumado talvez não façam parte dos meus essenciais, todos os outros sim. e é verdade. eu andava em “pranto profundo” este fim-de-semana não havia clara de ovo em lado algum!!! ME-DO!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

