Fitness

Último desafio de 2017 | o meu novo plano de treinos

o recomeço (3)

Olá Pancakes ❤️

Sei que não vos escrevo há muito (estou a falhar!), mas hoje venho partilhar convosco o novo ciclo de treinos que iniciei na semana passada que já tanto me têm perguntado.

Durante cerca de 6 meses fui acompanhada pela Team Sik Nutrition onde contava macros e seguia o plano de treino Strong&Sexy que a equipa disponibiliza. Acabei por desistir (nada contra o João ou a team, atenção!) simplesmente deixei de me identificar quando decidi parar de contar macros e calorias.

Quando deixei de contar macros encontrei uma liberdade enorme e isso fez com que, também a nível de treinos, quisesse estar um pouco mais relaxada. Sem seguir nenhum plano em específico, simplesmente responder às minhas vontades e curtir o treino. A minha rotina manteve-se com 4 treinos semanais, cerca de 50-60 minutos cada treino, divididos da seguinte forma:

  • Segunda-feira: ombros e costas
  • Quarta-feira: Pernas e glúteos
  • Sexta-feira: Peito, costas e braços
  • Sábado: Pernas e glúteos

Todos os treinos eram à base da hipertrofia, carregava bem no peso, número de repetições entre as 8-10 e com tempo moderado de descanso entre séries. No entanto, o tempo foi passando e comecei a sentir-me sem rumo. Muitos meses com a mesma rotina, o mesmo estímulo e parecia que já nada fazia efeito. Estava na altura de MUDAR.Pedi ajuda ao PT Pedro Carimo que me ajudou a 100%. Fizemos uma avaliação inicial, expliquei-lhe quais eram os meus objectivos, o que queria mudar e a necessidade enorme que estava a sentir em dar um novo estímulo ao corpo, pois este já não respondia ao treino que eu estava a fazer. Quando treinamos estamos a “agredir”, de certa forma, o nosso corpo. Para que este se proteja, arranja mecanismos de defesa para suportar essa “agressão”. Depois de tantos meses a sofrer as mesmas “agressões” o meu corpo já estava capaz de as suportar e defender-se, deixando assim de responder aos efeitos que eram pretendidos com o treino. E foi assim que se deu a reviravolta na minha vida! Nasceu um plano de treino que é totalmente o oposto do que eu fazia até à data.

O Pedro elaborou-me um plano mais funcional e super desafiante! A rotina mantém-se a nível do número de treinos e da divisão, mas o estímulo foi alterado por completo.

Neste novo plano o número de repetições é bastante elevado – 20 repetições – com cargas leves. A cadência é menor e também o tempo de descanso entre séries é mais curto. É composto por algumas super séries e circuitos. A ideia é que este plano dure 4 semanas para percebermos como o meu corpo reage e depois seguimos para hipertrofia de novo.

Estou muito entusiasmada com esta nova fase, vem como que uma lufada de ar fresco 🙂 Aproveito ainda para deixar a mensagem de que é mesmo muito importante terem alguém profissional e competente que vos ajude no alcance dos vossos objectivos. Deixem de se guiar pelos planos chapa 5 que encontram na internet porque não são adequados para toda a gente. Cada corpo é um corpo e necessita de estímulos diferentes, planos personalizados e focados para os objectivos e limitações específicas de cada um. É também por isso que nunca me vêem a publicar os meus treinos, porque não quero influenciar ninguém a fazer um treino que não seja adequado a si!

A primeira semana foi concluída com sucesso! Adorei este novo estímulo e é, sem dúvida, um desafio o que me motiva ainda mais. Este é outro factor muito importante quando toca a motivação e vontade de treinar: gostar do que estamos a fazer.

Espero ter tirado a vossa curiosidade 🙂 e vão acompanhando o processo no meu instagram @anaisagoncalves onde partilho o meu dia-a-dia.

Um beijo enorme cheio de boas energias!

Sempre vossa,

Anaísa <3<<<
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