Estilo de Vida · Fitness

Alimentação e treino em férias: lidar com sair da rotina

ROADTRIP

Olá Pancakes

Como sabem tive uma semana M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A de férias na companhia da minha pessoa preferida neste mundo (lamechaaaaaas).

O cenário era este: buffet livre ao pequeno-almoço e ao jantar – o pânico, o medo, o terror!!! (ou então não).

1.História da vida da Anaísa do passado nesta situação:


Sofria por antecipação. Só de pensar nisso dava-me uma pequena taquicardia. Era caso para pôr as mãos à cabeça e pensar “oh meu deus vou estragar o trabalho todo de um ano numa semana. Só vai haver comida “não saudável” e não vou conseguir manter a minha alimentação. Vou engordar tanto.” Quando chegava à altura, bastava-me a primeira refeição para ser o descontrolo total. No fim da mesma pensava “amanhã vou portar-me bem. Vou comer saudável. Este descontrolo foi só hoje”. Mas quem é que eu estava a enganar? No dia seguinte a mentalidade já era “YOLO! Perdido por cem, perdido por mil” e toca de enfardar metade do buffet. E assim era este ciclo vicioso: um sentimento de culpa ENORME depois de cada refeição, colocar a mão na consciência e tentar mentalizar-me que na refeição seguinte ia ser diferente, mas chegar a altura e descontrolar-me de novo.
Procurava desenfreadamente na internet treinos que dessem para fazer no quarto de hotel pois andava a comer tanto que tinha que queimar e compensar as calorias a mais que estava a ingerir.
Depois das férias era o pior. Para além de não ter as aproveitado ao máximo pois estava sempre a pensar “será que já engordei? Será que perdi massa muscular?”, sempre em ansiedade e preocupada, quando regressava fazia um corte DAQUELES na comida porque tinha que “desintoxicar” das férias e voltar ao foco. Mal chegava ia pesar-me (obviamente que estaria mais pesada nem que fosse da retenção e inchaço normais depois de passar uma semana a comer coisas que não estou habituada) e basicamente andava semanas a passar fome até achar que já estava “desintoxicada” o suficiente e até chegar ao peso que tinha antes de ir de férias.

Eu era mesmo idiota.

2.História da vida da Anaísa de hoje nesta situação:

“Estou ansiosa de ir de férias. Falta muito? Quando vamos mesmo? Que bom, vai haver tanta comidinha boa. Quero experimentar tudo. Onde achas que podemos treinar? O hotel tem ginásio!”. Vivo ansiosa que cheguem as férias. A comida assusta-me zero.
Chego ao buffet e encanto-me com toda a variedade que há. Pego num prato e vou direta às saladas, aos queijos e aos grelhados e encho o prato. Para sobremesa uma dose generosa de fruta e se ainda houver espaço marcham duas bolinhas de gelado. Ao pequeno-almoço a fruta é o ingrediente principal, mas óbvio que não falta o pãozinho, um croissant e queijo (porque todos sabemos que queijo é indispensável).
Há tempo para treinar, nem que seja uma horinha, num ginásio qualquer nas redondezas ou mesmo ao ar livre. Porque é parte do meu dia-a-dia, porque adoro treinar e não porque estou a comer muito e a consciência pesa.
Depois das férias a sensação é ainda melhor: aproveitei e desfrutei ao máximo. Mantive a minha rotina, comi o que me apeteceu sem exagerar e ter que devorar tudo o que via à frente. Fui equilibrada. Não regresso à rotina porque na verdade não sinto que tenha saído dela. Não há “detox” pós férias nem compensações.

Eu sou mesmo feliz.

Isto é para as meninas que leram a primeira história e se identificam com tudo o que está escrito.
É só bizarro que o ir de férias represente uma preocupação nas nossas cabeças. Honestamente, não acham que deveria ser o contrário? Não há regra nenhuma que diga que ir de férias é sinónimo de sair do estilo de vida que escolheram. Se vão comer mais? Claro que sim. Se podem comer com menos preocupação? Podem e DEVEM. Mas isso não significa que vão estragar o vosso trabalho de um ano de dedicação. Basta saberem fazer escolhas equilibradas, não ir com a mentalidade de “perdido por cem, perdido por mil” e usufruírem ao máximo.

Enquanto estamos preocupados com aquele quilo que estamos a ganhar durante as férias ou aquele treino que não fizemos, a vida está a passar-nos ao lado.
Portanto encarem as férias não como um bicho de sete cabeças, mas como uma altura perfeita para descansar, ser mais relaxados na alimentação, nos treinos e na VIDA porque é exatamente para isso que as férias servem, para nos livrarem da preocupação e stress a que já somos sujeitos nos outros dias todos do ano. Por isso aproveitem!

Um beijo enorme no coração,
Anaísa

Deixe uma Resposta

