Estilo de Vida

Fim de semana fora: e agora?

Cópia de sweettreats.com (1)

Olá Pancakes

Este fim-de-semana que passou inspirou-me a escrever este post para o blog. A vida acontece e é normal que muitas vezes tenhamos que sair da nossa rotina. Ou por opção, ou porque somos obrigados, mas a verdade é que vida nunca é uma constante. Sei bem o pânico que isso pode gerar e sei-o porque já passei por isso. Já achei que dois dias fora da rotina iam dar cabo de tudo. Entrava em pânico, perdia o foco e era o descalabro total.

Ao longo dos tempos fui-me apercebendo que este foi o estilo de vida que escolhi. Escolhi alimentar-me de forma saudável, nutrir o meu corpo, fazer exercício com regularidade, preocupar-me em manter um físico no qual me sinto bem e para o manter tem que haver uma coisa muito importante: equilíbrio. Se este é um estilo de vida que quero levar avante tenho que o conseguir manter em todo o lado, inclusive quando saio da rotina. Somos humanos, somos adaptáveis e temos de assumir o discernimento para fazermos as nossas escolhas fora de casa mantendo o equilíbrio e continuando fiéis ao nosso estilo de vida, pois este foi a nossa ESCOLHA.

Depois desta lengalenga toda o que quero transmitir neste post é que um fim de semana fora não é o fim do mundo! E para tal deixo algumas dicas que podem ser úteis quando se virem perante esta situação dando o exemplo destes meus três dias de “mini férias” que passaram.

ALIMENTAÇÃO: HÁ ESCOLHAS PARA TODOS OS GOSTOS

Comecem por perceber onde vão estar hospedados. Se é numa casa ou num apartamento onde podem fazer todas as vossas refeições, ou quase todas, ou se vão para um hotel. No meu caso estive numa casa onde podia cozinhar à minha vontade. Levei de casa a minha frigideira, balança e varinha mágica e alguns do essenciais como algumas farinhas de aveia de sabor, whey protein, aveia e claras de ovo e assim o pequeno-almoço nunca falhou – mantive as minhas panquecas do costume e em dose dupla (#springlovegains)! O segundo passo foi decidir que refeições iam ser feitas fora e que quais iam ser feitas em casa. Optámos por fazer os almoços em casa e jantar fora portanto fomos abastecer-nos de comida para os almoços (que foram três) e alguns essenciais para os lanches como fruta, ovos e cenouras. Chegada a hora de jantar fora e a situação complica-se, certo? Errado! Sem stress e com inteligência há sempre opções saudáveis, basta querermos que essas aconteçam! E mesmo que na ementa não esteja presente algo que vocês à primeira vista considerem que se enquadra às vossas necessidades, perguntem! Qualquer restaurante serve, certamente, um bife grelhado com arroz e legumes ou salada. Não tenham vergonha de fazer este tipo de perguntas, também é papel dos restaurantes saberem adaptar-se e responder às necessidades dos clientes.

Fail to prepare and prepare to fail

unnamed
Panquecas de pequeno almoço para dois
unnamed (3)
Almoço em casa 
unnamed (4)
Escolha em jantar fora

TREINO: LEVEM SEMPRE EQUIPAMENTO 

A segunda preocupação costuma ser o treino. Para ser honesta, se for 2/3 dias para fora não me preocupo com isso. Desde que faça os meus 4 treinos rotineiros da semana, não entro em pânico se não treinar. Mas este fim-de-semana foi diferente, tive a oportunidade de fazer um treino outdoor com TRX e muito diferente do que estou habituada. Portanto, como podem ver, ir para fora não significa que não possam treinar. Há sempre um parque, um jardim ou outro local onde o podem fazer. E não precisam comprar umas TRX, podem usar um banco e o vosso peso corporal que chega perfeitamente para fazerem um bom treino aliviando o stress e aproveitando a natureza na sua plenitude. Se não se sentirem confortáveis podem sempre ir correr, como podem analisar há imensas formas de se exercitarem. O exercício físico não tem necessariamente que ser executado num ginásio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

ESTADO DE ESPÍRITO: MAIS PROVEITO, MENOS DRAMA

 Por fim, algo igualmente importante: o mind-set. Mantenham uma mente sã e um estado de espírito leve. Não entrem em pânico por estarem fora da rotina, porque não é o fim do mundo.

Aproveitem estes momentos para espairecer, para fazerem uma introspecção, para repensarem e redefinirem os vossos objectivos. Estes momentos de escapadela à rotina são essenciais se bem aproveitados, portanto não os vejam como um bicho-de-sete-cabeças, vejam-nos como uma mais-valia, como uma forma de clarificar ideias. O stress pode ser uma das componentes que mais afecta negativamente o nosso progresso, e se ao estar fora criamos mais stress, pior! No outro lado da moeda, se levarmos estes dias como dias de “descanso” vamos reduzir o nosso stress/fadiga e vamos entrar cheios de força na rotina assim que regressarmos a ela.

Às vezes estamos tão embrulhados na rotina, nos treinos, na alimentação, que precisamos mesmo de fugir e de tirar um tempo para fazermos coisas diferentes, coisas essas que nos desafiem. Aproveitem estes momentos para tirar partido ao máximo de forma positiva, sem dramas.

unnamed (5)
Castelo de Marvão – Portalegre 

Como podem ver, fins-de-semana fora na minha vida passaram de inferno à melhor coisa que tenho neste momento, e o mesmo pode acontecer convosco! Basta mudarem a forma como os encaram. O estilo de vida que escolheram deve conseguir ser ajustável e adaptável a qualquer circunstância do vosso quotidiano. Se sentem que isso não acontece é porque há algo que estão a fazer de errado. Certifiquem-se que optam por um estilo de vida que conseguem conciliar com a vossa rotina, quer pessoal, quer profissional, e que seja sustentável a longo prazo. Mas acima de tudo escolham um estilo de vida que vos faça FELIZ. Porque sim, é possível encontrarem o equilíbrio entre a alimentação saudável, treino e um físico com o qual se sintam bem e, ainda assim, serem felizes e com o mínimo de sacrifício possível.

Se é fácil? Não, não é. E acredito que muitos Pancakes desse lado estejam numa luta constante.

Mas desistir não é solução e é por isso que continuo a escrever-vos: porque tenho esperança que todos vocês encontrem esse equilíbrio que vos fará felizes tal como eu encontrei o meu!

Beijinhos, 

Anaísa

Deixe uma Resposta

