Fitness

Barriga chapada: qual o segredo?


Olá Pancakes

Acho que quase todos os dias recebo a pergunta: “qual o segredo para ter essa barriga?”

Honestamente, nunca sei bem o que responder. O meu primeiro instinto é recorrer ao coach João da Team Sik Nutrition e juntos elaborarmos a melhor resposta, quer do ponto de vista técnico quer da minha realidade. Se eu recebesse 1 euro por cada vez que me perguntam sobre a minha barriga, bem julgo que este post seria como ficar milinária 😀

Eu já tinha feito um post sobre isso com as minhas dicas para uma barriga chapada que podem consultar aqui, mas hoje trago-vos um post mais científico sobre o assunto.  

Um dos factores preponderantes do aspecto do core/abs é a influência genética passada dos nossos pais. A inserção e desenho dos nossos músculos não muda ao longo do nosso trabalho, o que pode mudar é o tamanho dos mesmos e a forma como se apresentam no nosso corpo como um todo. Avançando esta parte que já todos aceitámos, então como podemos trabalhar para melhorar os abs? Primeiro de tudo, para ter uns abs salientes é imprescindível ter uma percentagem de gordura relativamente baixa que permita estarem visíveis. Se sentem que têm uma grande camada adiposa para remover, comecem por melhorar a vossa nutrição e perder alguma da gordura em excesso.

“Se querem ter uma bela barriga? Peçam antes de mais aos vossos pais um bom código genético.”

Tenham também em consideração que a percentagem de massa gorda para que se notem os abdominais depende de pessoa para pessoa e da tendência que cada um tem em acumular gordura na zona abdominal. Por exemplo, para mim é-me muito fácil ter os abdominais salientes mesmo quando a minha massa gorda aumenta um bocadinho, pois não tenho muita tendência a acumular gordura nesta zona.

No entanto, muitas meninas me dizem que já têm uma massa gorda relativamente baixa, não têm gordura acumulada na barriga mas, simplesmente, não conseguem desenvolver a musculatura de forma a torna-los salientes. O que fazer neste caso?

Na generalidade, não precisamos de muito trabalho abdominal para manter a massa muscular existente. 

Com isto, não adianta passar horas a fazer abdominais numa fase de “cut” para que eles apareçam, pois o trabalho com exercícios compostos (agachamentos, peso morto) já vai recrutar os abdominais de forma suficiente para que os MANTENHAM.

No entanto se querem mesmo que eles cresçam, talvez faça sentido adicionarem algum trabalho directo de abs, principalmente em fases de ganho de massa muscular. Notem que o abdominal é um músculo como qualquer outro e precisa do estímulo certo para ser desenvolvido. Se querem realmente desenvolver este músculo trabalhem com cargas e com uma frequência de 2-3x por semana para um total de 8-10 séries efectivas (por semana!) e será suficiente.

Nota: nunca esquecer que ao trabalhar os abs eles vão crescer, logo serão mais salientes e pode aumentar a largura da vossa cintura, principalmente visto de lado.

Tal como em todo o processo não é de um dia para o outro que acordam e têm abs visíveis. Principalmente para quem nunca fez exercício de forma regular ao longo da vida este pode ser um músculo bastante difícil de trabalhar e desenvolver. Tenham paciência e confiem no processo 🙂

“Aproveitem as fases de bulk para trabalhar e tentar aumentar o tamanho dos vossos abs!”

Espero ter esclarecido as dúvidas! Podem comentar, enviar mensagem via facebook ou e-mail que eu estou sempre disponível para responder.

Um beijinho,

Anaísa

One thought on “Barriga chapada: qual o segredo?

Deixe uma Resposta

