Receitas

RECEITA: massada de atum 

 Olá Pancakes

Sei que já não publico nada há que tempos (shame on me) mas hoje trago uma receitinha que fiz a semana passada e que não é muito habitual da minha parte verem mas o ingrediente principal é… MASSA!

Eu A-D-O-R-O massa, sempre adorei mas infelizmente sinto-me muito inchada e desconfortável sempre que como, por isso decidi evitá-la na minha alimentação. Porém, às vezes apetece-me então como e nada melhor do que guardar este desejo para um mega pós treino de perna – e foi exactamente o que fiz.

Esta massada de atum (como decidi chamar-lhe) teve ainda uma mãozinha mágica do meu pai que me deu umas dicas para a confeccionar e por isso saiu tão deliciosa. Ficou incrivelmente suculenta com um molho de tomate óptimo que até foi de comer à colher. E melhor que isso – é super rápida de fazer!

Vamos lá à receita!

Ingredientes:

  • 100g de massa (utilizei fusili tricolor mas podem usar qualquer uma à vossa escolha);
  • 1 lata de atum ao natural;
  • Duas mãos cheias de espinafres;
  • 50g de polpa de tomate natural (uso a do Continente com menos sal);
  • Alho, pimenta, piri-piri e folha de louro q.b.

Procedimento:

Num tacho colocar a polpa de tomate, os espinafres, o alho e o louro e um pouquinho de água e deixar refogar por cerca de 5 minutos. Ir sempre mexendo para não pegar.

Depois de refogado, colocar a massa e juntar água já a ferver apenas o suficiente para ficar cerca de 2cm acima da massa. Adicionar também a pimenta e o piri-piri para dar um toquezinho mais apurado. Deixar a massa cozinhar por cerca de 7 minutos (eu gosto assim porque gosto da massa al dente, mas o tempo de cozedura vai depender do vosso gosto pessoal) e ir tendo cuidado para a água não evaporar demais porque o que se quer é que fique com molhinho, portanto se virem que a água está a ser muito absorvida juntem um bocadinho mais.

Quando a massa já estiver do vosso agrado, juntar a lata e atum, envolver bem e tirar do lume. Deixar a “descansar” um pouco enquanto arrefece antes de servir.

Servir num grande prato, de preferência de sopa ou daqueles fundos de salada, e comer à colher 🙂


A quantidade de massa é facilmente ajustável às vossas necessidades. Eu comi 100g porque era pós treino de perna e dia alto em hidratos, mas podem optar pela quantidade que quiserem.

Espero que experimentem, gostem e partilhem!

Já sabem, identifiquem-me nas vossas partilhas que eu gosto de saber o que andam a fazer desse lado!

Um beijo enorme,

Anaísa

One thought on “RECEITA: massada de atum 

Deixe uma Resposta

