Receitas

RECEITA: zoats, o pequeno almoço de (quase) todos os dias

Olá Pancakes ❤

Neste post aqui onde explico três formas diferentes de fazer papas de aveia já tinha explicado como faço as minhas zoats – papas de aveia e courgette.

O nome zoats vem da junção de zuchinni (courgette em inglês) com oats (aveia em inglês). Não fui eu que inventei portanto não me dêem os créditos a mim eheh.

Existem montes de receitas espalhadas pelas redes sociais desta preciosidade, mas ainda assim muitos me perguntam como faço as minhas que já sofreram um upgrade desde o último post.

Ora aqui deixo a minha versão das tão famosas zoats que desempenham um papel fundamental para que o meu dia comece da melhor formimg_6644a. img_8261

 

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes:

  • 30g de farelo de aveia;
  • 100g de courgette ralada (com casca mesmo);
  • 1,5g de psyllium husks (podem omitir mas ajuda na consistência e a dar volume);
  • Água q.b.
  • 100g de claras de ovo;
  • Aromatizante* de sabor à vossa escolha em pó ou em líquido (compro na Myprotein, podem ver ao que me refiro aqui e aqui ).

*Caso não usem aromatizante podem, quando as papas estiverem prontas, colocar mel, canela, agave, stevia, açúcar de coco, whey ou outra alternativa que prefiram para dar sabor.

Procedimento:

Numa panela colocar o farelo de aveia, o psyllium (caso optem por utilizar) e a courgette ralada. Colocar água até cobrir a mistura. Aconselho a terem um copo com mais água ao pé de vocês caso seja necessário acrescentarem mais um pouco enquanto cozinham.

Levar a lume brando sempre a mexer muito bem. Se virem que está a engrossar demais, coloquem um pouco mais de água até obter uma consistência do vosso agrado. Eu pessoalmente não gosto da papa muito espessa, gosto que fique assim mais para o cremoso.

Uma vez que já tenham atingido a consistência que desejam (não se esqueçam de estar sempre vigorosamente a mexer) adicionem as claras e envolvam tudo muito bem até que as claras cozinhem.

Assim que pronto, adicionar o aromatizante, mexer bem e colocar os toppings a gosto 🙂

Como tomo o pequeno-almoço muito cedo – ainda antes das 7h da manhã – uma das minha principais preocupações é comer algo completo, nutritivo e que me deixe saciada durante um bom período de tempo. Estas papas são a melhor coisa de sempre!

Perguntam-me também com alguma regularidade se as preparo no dia anterior ou no próprio dia. Eu prefiro no próprio dia, acordo 10 minutos mais cedo para as fazer mas é assim que me sabem bem, quentinhas acabadas de sair do lume, mesmo comfort food. Para quem prefere dormir uns minutinhos extra na manhã também pode perfeitamente prepará-las no dia anterior e deixá-las no frigorífico. De manhã é só aquecer, colocar os toppings e desfrutar 🙂

 

 

Experimentem, tirem fotografias e partilhem!

Um beijinho,
Anaísa

 

2 thoughts on “RECEITA: zoats, o pequeno almoço de (quase) todos os dias

  1. Olá Ana só por curiosidade quanto tempo depois é que voltas a comer? Acredito que com um pequeno almoço tão bom não tenhas fome tão cedo…
    Acontece-me com as panquecas que como de manhã com fruta, só tenho fome passado quase 4h e acho muito tempo sem comer 😔
    Beijinhos e obrigada

    Gostar

    1. Olá! Volto a comer cerca de 3, 3:30 depois! Não te preocupes com isso, se só tens fome passadas 4 horas é porque o teu corpo só precisa de comida nessa altura 🙂 não é demasiado tempo sem comer, é o tempo que o teu corpo precisa! Não stresses, come quando tens fome e não por “obrigação” 🙂 um beijinho!

      Gostar

Deixe uma Resposta

