Estilo de Vida

Dicas: o que levar na marmita para um dia passado na praia 

Olá Pancakes ❤️
Estamos no verão e a vontade de passar dias infindáveis na praia é mais que muita. Mas gera-se o pânico “oh meu deus, como vou manter o foco?”.

Muitos fazem disto um bicho de sete cabeças mas, a meu ver, ir para a praia é perfeito para se manter o foco no que toca a alimentação. Tirando o senhor das bolas de Berlim ou dos gelados a passar e que cabe-vos a vocês serem fortes e ignorarem, não existem outras tentações à vista. Os bares de praia são caríssimos, o que por si só deve desencorajar qualquer um a consumir e ainda é uma forma de poupar dinheiro.

Quando vou para a praia opto sempre por coisas super simples: ovos cozidos, fruta, atum, cenoura… Na verdade não vario muito e levo o suficiente para não passar fome nem cair na tentação de ter que comer uma bola de Berlim porque não fiquei saciada.


Vou dar-vos algumas ideias de combinações:

  • Uma peça de fruta + um punhado de frutos secos;
  • Dois ovos cozidos;
  • Uma lata de atum + feijão frade (sim, às vezes é o meu lanche na praia);
  • Queijo fresco + cenoura;
  • Iogurte grego/queijo fresco batido com fruta e frutos secos;
  • Claras de ovo (tipo panqueca) + manteiga de caju;
  • “Pão” de milho de microondas com pasta de atum (receita abaixo).

Para o pão:

  1. 1 colher de sopa de farinha de milho;
  2. 1 colher de sobremesa de sementes de chia/linhaça;
  3. 1 ovo.

 Coloquem num recipiente e levem ao microondas por cerca de 1:30 minutos.

Para a pasta:

  1. Atum ao natural;
  2. Queijinho vaca que ri/queijo fresco batido/requeijão;
  3. Pimenta e ervas a gosto.

Enquanto o pão está a fazer, coloquem os ingredientes numa tigela e misturem tudo muito bem até formar uma pasta.

Quando o pão estiver pronto basta cortarem ao meio, barrarem uma metade com a pasta e colocarem a outra metade do pão por cima. Podem até, primeiro, torrar o pão, fica delicioso. Podem ainda juntar alface, tomate etc. para tornar a “sandes” mais rica!

Todas estas opções são rápidas de preparar e mantêm-se boas e fresquinhas desde que as transportem numa geladeira e, de preferência, as deixem à sombra.



Se forem só passar uma tarde, estes são exemplos de lanchinhos que podem fazer.

No que respeita a almoços, para mim é sempre o mesmo: um verdadeiro balde de salada!

Experimentem todas as combinações e mais algumas, mas vou dar-vos umas dicas de como construir uma boa saladinha.


1º passo: escolher a base

A base, para mim, representa sempre um hidrato de carbono. Costumo escolher entre: Feijão frade, grão de bico, lentilhas, quinoa ou batata doce. Podem também colocar massa ou arroz se gostarem. 

2º passo: escolher legumes/vegetais

Aqui, por norma, fico-me sempre pelos espinafres e pelos brócolos. Mas têm inúmeras hipóteses que podem adicionar como alface, cenoura, couve-flor, feijão verde etc.

3º passo: escolher a proteína

Podem escolher entre frango desfiado, atum, ovos, salmão fumado, queijo fresco, requeijão, camarão, frutos do mar ou fazer um mix de diversos.

4º passo: escolher temperos

Os molhos são o inimigo das saladas! Por isso tenham isso em atenção. Eu normalmente opto por um fio de azeite, bastante vinagre e pimenta. Se não conseguirem comer a salada sem que seja inundada em azeite, optem por fazer um molho de iogurte caseiro. Coloquem numa taça iogurte grego ligeiro/queijo fresco batido. Temperem a gosto com, por exemplo, pimenta, ervas aromáticas, um bocadinho de sumo de limão e juntem à salada.

Outras dicas: para tornar a salada mais composta podem ainda adicionar algum tipo de fruta – tomate, abacate – e sementes ou frutos secos.


Espero que este post vos seja útil nas vossas próximas idas à praia! Como podem ver, comer de forma saudável é possível em qualquer ocasião, até mesmo na praia! Não dá mais trabalho nem demora mais tempo fazer uma salada do que uma sandes com pasta de atum. Portanto não há desculpas ☺️ ah, e lembrem-se de uma coisa muito importante: água, muita água! 

Beijinhos grandes e bons dias de praia ❤️

Anaísa 

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