Fitness

Razões pelas quais o teu plano de treino pode estar a falhar 

Olá Pancakes ❤ 

Recebo algumas vezes e-mails e mensagens em que vocês me dizem que sentem que os resultados não aparecem, por mais que vocês treinem. Para além da alimentação, o treino é também um factor de muita importância quando queremos atingir os nossos objetivos, portanto já pararam para se questionar se realmente o estão a fazer bem? 

Deixo-vos algumas razões pelas quais os vossos planos podem não estar a resultar a 100%. 

E já sabem, para terem um plano de treino personalizado e adaptado a vocês consultem um profissional da área que ele, melhor que ninguém, saber-vos-á passar o que achar mais adequado face aos vossos objetivos. 
1. A tua alimentação não é adequada

É importante fazer exercício físico, mas sem uma dieta adequada é pouco provável que vás ter os resultados que procuras. Faz uma revisão ao teu plano alimentar e adequa-o aos teus objectivos. Se precisares de ajuda procura um profissional da área para te acompanhar.

2. Falta de planeamento e consistência

Treinas o que bem te apetece sem qualquer tipo de planeamento, não crias uma rotina de treinos.

Se estiveres sempre a mudar a rotina e não te mantiveres fiel a um certo plano de treino por um período de tempo suficiente não vais ter espaço para progredir. Faz a divisão de treinos por grupos musculares, estipula um dia da semana para cada treino e stick to it.  

3. Treinas com pouca carga

Fazer fisioterapia não conta. Para que desenvolvas a musculatura precisas de estimular os músculos e isso só acontece se treinares com pesos adequados. Tens que usar cargas de forma a que o músculo a ser trabalhado esteja sobre tensão. Tem que doer, tem que arder, caso contrário não estás a treinar com carga suficiente.

4. Treinas com carga a mais

Mas o contrário também pode acontecer. Não te vale de nada agachares com 100 quilos e só fazes meio movimento e a técnica fica esquecida. A carga que utilizas tem que ter muitos factores em conta (número de séries, número de repetições, técnica, objectivo..) e de acordo com isso tens que encontrar a que mais se adequa a ti. 

5. Demasiado cardio

Focas-te demasiado no cardio. Chegas ao ginásio e vais 20 minutos para a passadeira “aquecer”. Esgotaste-te e quando chegas à musculação o teu corpo já está cansado e não tem energia suficiente para treinar com a intensidade que deverias. Não precisas de mais do que 5 minutos na elíptica ou passadeira para aquecer. Foca-te no treino de musculação.

6. Demasiado descanso entre séries

Não precisas de descansar demasiado tempo entre séries. Leva relógio contigo ou cronómetro e contabiliza o tempo que perdes a descansar, porque muitas vezes esse tempo é precioso. Pode influenciar resultados e levar a que não consigas terminar o treino por falta de tempo.

7. Saltas grupos musculares

Escolhes os teus grupos musculares preferidos e acabas por descartar os que menos gostas de treinar. Esses músculos, mesmo que não gostes de os trabalhar, precisam de ser estimulados para que haja progresso. Mesmo quando não te apetece, vai.

8. Não tens dias de descanso suficientes

O descanso é fundamental, tão fundamental quanto o treino e a alimentação – podem ver um post onde falo sobre isso aqui – e se não for suficiente pode muito bem prejudicar o progresso. Certifiquem-se que dão descanso suficiente ao vosso corpo, ele agradece.

Se estás numa fase em que os teus resultados estagnaram, revê a tua rotina e tenta perceber o que podes estar a fazer de errado. É normal chegarmos a alturas em que parece que já não saímos do mesmo sítio, mas isso não é razão para desistir. Nestas alturas é tempo de parar, pensar e reflectir sobre a nossa abordagem e tentar identificar o que pode estar a prejudicar os resultados.

Espero que estas dicas ajudem e lembrem-se, desistir não é solução!

Um beijinho,

Anaísa

Anúncios

2 thoughts on “Razões pelas quais o teu plano de treino pode estar a falhar 

  1. Relativamente a este ponto:
    “5. Demasiado cardio
    Focas-te demasiado no cardio. Chegas ao ginásio e vais 20 minutos para a passadeira “aquecer”. Esgotaste-te e quando chegas à musculação o teu corpo já está cansado e não tem energia suficiente para treinar com a intensidade que deverias. Não precisas de mais do que 5 minutos na elíptica ou passadeira para aquecer. Foca-te no treino de musculação.”

    E se a intenção for emagrecer? Eu gosto de fazer musculação e acredito que a musculação não deve ser abandonada. Mas se 20 min de cardio para aquecimento é muito…quando é que este deverá ser feito?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s