Estilo de Vida

Dicas: Guia para comer fora sem estragar o plano 

Olá Pancakes
Hoje venho dar-vos dicas para se manterem fiéis ao vosso plano alimentar quando vão almoçar ou jantar fora.
Quando andava muito obcecada com a dieta um dos meus principais pânicos era quando tinha jantares ou almoços fora. Cheguei, muitas vezes, a negar jantares com amigos porque não queria estragar o plano. Só de pensar em comer algo que não fosse eu a cozinhar assustava-me.

Confesso que hoje em dia ainda não estou totalmente a 100% neste aspeto. Quando acho que posso fazer uma refeição mais livre e sem me preocupar com as macros não tenho qualquer problema, mas quando não faz parte do plano uma pequena “fugidinha” das macros, penso duas vezes antes de aceitar o convite.

Mas a vida acontece e jantares com amigos e até de trabalho começam a ser mais frequentes e não é suposto deixarmos de viver a nossa vida porque estamos agarrados a este estilo de vida. Porque mais do que comer de forma saudável e treinar, este estilo de vida é também passarmos bons momentos com os nossos amigos e familiares, deixarmos as paranóias de lado e desfrutarmos de boa comida e bom convívio. Tudo em equilíbrio.

Podemos sempre fazer boas escolhas fora de casa (obviamente dependendo do restaurante a que vamos), mas quase sempre aos restaurantes de comida típica portuguesa apresentam-nos opções equilibradas de forma a não arruinarmos o nosso plano.  

Vou deixar-vos algumas dicas que, pelo menos a mim, ajudam bastante quando me deparo com estes jantares inesperados. Ainda esta semana tive um e eis o que pus em prática:

1. Planeiem com antecedência

É cada vez mais comum terem os menus dos restaurantes disponíveis online. Vão ao zomato ou à página do site e vejam a oferta que tem. Planeiem a vossa refeição antes mesmo de chegar ao sítio e nem voltem a olhar para o menu quando lá chegarem.

2. Não vão cheios e fome

Muitas vezes a fome prejudica o nosso discernimento aquando da escolha do que vamos comer. Eu muitas vezes como uma sopa antes de sair de casa para ir aconchegada e conseguir fazer escolhas ponderadas.

3. Não ataquem as entradas

Isto vem no seguimento do ponto acima. Se não chegarem ao restaurante cheio de fome é menos provável que desatem a comer pão com manteiga e queijinhos que estão na mesa. Eu por norma prefiro nem tocar porque sei que se começo a comer, só paro quando vejo o fim ao cesto do pão.

4. Não bebam calorias

Optem por água. Esqueçam os refrigerantes, são apenas calorias vazias e carregadas de açúcar. Ou optem por uma coca cola zero, muitas vezes é o que faço. É verdade que não é o mais saudável, mas para quando dá aquela vontade não vejo qualquer problema.

5. Vão optar por uma salada? Peçam o molho à parte

Os molhos costumam vir carregadinhos de açucar e aditivos em alguns restaurantes. Ou mesmo que sejam apenas temperadas com azeite e vinagre, há a tendência de exagerarem muito na quantidade de azeite que põem tornando uma simples salada bem mais calórica do que deveria ser. Ainda que o azeite seja uma gordura boa, não se esqueçam que tem um grande aporte calórico e devem ter isso em atenção, principalmente se estão em défice calórico.

6. Os acompanhamentos

Se quiserem um bife grelhado, o único acompanhamento disponível não é arroz e batatas fritas. Não tenham vergonha de perguntar ao empregado se pode trocar as batatas fritas por uns legumes ou salada. Façam todas as perguntas que precisarem saber de forma a construírem a vossa própria refeição. Eu pergunto sempre qual o acompanhamento que vem com o prato que estou a pedir.

7. Optem por grelhados

Uma coisa óptima de restaurantes típicos portugueses é que temos muitas vezes opções de grelhados no carvão. Esta é sempre a opção mais segura, quer seja peixe ou carne. Eu, por norma, opto sempre por chocos ou lulas grelhadas que é dos meus pratos preferidos desde sempre. Mas se forem mais adeptos de carne podem também pedir uma da lista!

8. Desfrutem 

Sem pancas, sem stresses. Desfrutem da comida, da companhia e lembrem-se que este é um estilo de vida que levam, pelo qual optaram e que existem sempre opções saudáveis para se manterem fiéis ao vosso plano. Basta quererem. 

Espero que se lembrem disto da próxima vez que forem jantar fora e que ponham em prática 🙂

Um beijinho, 

Anaísa

 

Deixe uma Resposta

