Fitness

Cardi-no 

Olá Pancakes
Hoje o post que vos trago é sobre um tão aclamado tema: o cardio.

Recebo muitas vezes mensagens do género “como de forma saudável, faço treinos de cardio todos os dias e não vejo resultados”.

Muitas vezes este “como de forma saudável” retrata um défice calórico muito acentuado e “treinos de cardio todos os dias” retratam horas na passadeira a correr.

Lamento informar-vos, mas correr 2 horas por dia e comer três folhas de alface com claras e uma gelatina ao almoço não vos vai trazer os resultados que querem. Acreditem em mim. Eu própria já passei por isso.

Ao início é tudo muito bonito, estão a comer menos e a treinar mais e perdem peso. O que é normal porque estão em défice calórico. Começam a emagrecer, a roupa começa a ficar mais larguinha, descem um ou dois números de calças e começam a sentir-se melhor com o vosso corpo. Estou certa? Mas o problema é quando esta fase passa. Passaram dois meses e já emagreceram, mas aquela barriguinha chata continua ali, as coxas continuam meias flácidas e o rabo descaído. Treinam cada vez mais e comem cada vez menos e não há meio de ver resultados. Quantas meninas daí se identificam com isto? Muitas, presumo eu.

Tenho a dizer-vos da forma mais simples e direta possível: continuar a fazer apenas cardio não vai resolver os vossos problemas. Muito pelo contrário.

Falando-vos através da minha experiência pessoal, digo-vos que para verem verdadeiras transformações no vosso corpo o vosso melhor amigo é mesmo o treino de musculação. Ao invés de ficarem magras e sem formas que é o que acontece se fizerem cardio em excesso e sem qualquer componente de musculação, estes treinos deixar-vos-ão com um corpo torneado e tonificado. E sim, a musculação conjugada com uma boa dieta é suficiente para a perda de massa gorda (entenda-se perda de massa gorda ≠perda de peso).

Esta é a estratégia que sempre recomendo quando me perguntam o que fazer em relação à estagnação de resultados:

1) Vão para a sala de musculação e treinem pesado.

A maioria das meninas que me abordam com estes pedidos de ajuda são escravas do cardio. Esqueçam o cardio. Peçam ajuda a um profissional da área que vos elabore um plano de treino de acordo com os vossos objectivos e capacidades e logo começarão a ver resultados. Construam músculos lindos que não nos deixam nada masculinas, mas sim esculpidas.

2) Comam mais.

“Esta rapariga está parva, a mandar-me comer mais”. Sim, leram bem! A maioria das meninas nesta situação come de menos. Estar em défice calórico só fará com que o vosso metabolismo fique mais lento, percam massa muscular e, consequentemente, queimem menos calorias. Se têm um dispêndio calórico muito grande devido ao cardio e ainda comem pouco, não será nada provável que construam músculo e por isso é que não vêem transformações. Comam de forma saudável mas não passem fome!

Convertam-se à musculação como eu me converti e garanto-vos que vão gostar muito mais, é bem mais divertido e desafiante para não falar nos resultados óptimos que vos proporciona!

Com isto não quero dizer para deixarem de fazer cardio na totalidade! Se é uma coisa que gostam e vos dá prazer podem aliar muito bem umas corridas ou umas aulas de grupo tipo spinning à vossa rotina de treinos, mas não devriam fazer só disso os vossos treinos. 

Espero que este post seja um “abre-olhos” para muitas de vocês porque, sinceramente, assusta-me a quantidade de mensagens que recebo relativamente a este assunto. Meninas obcecadas com o cardio, apenas focadas em queimar calorias e em perder peso e a comerem muito pouco. Isto não é a solução!! Porque depois estagnam, ficam frustradas o que conduz a treinos cada vez mais intensos e alimentação cada vez mais pobre e isso pode trazer problemas graves a médio-longo prazo.

A título de curiosidade deixo-vos um artigo que acho muito interessante e informativo do blog Fat New World: “Porque a restrição calórica o pode fazer engordar” que acho que pode ser uma mais- valia para muitos de vocês. Podem aceder ao artigo aqui

Um beijinho,

Anaísa

2 thoughts on “Cardi-no 

  1. Ola Anaisa! Desde ja muitos parabens pelo blog, sigo o desde que o criaste, e devo dizer que me tem ajudado bastante no meu processo!
    Queria apenas fazer te uma pergunta, se possivel, agora que estas em cut, os teus treinos continuam baseados em repeticoes de 6-8 com carga pesada? Estou agora em cut tambem e sempre fiz treinos de hipertrofia com carga maxima ate 6 repeticoes, e tenho duvidas se agora em cut devo biaxar a carga e aumentar as repeticoes! Podes me ajudar? Como é que tu fazes? Muito obrigada. Um beijinho

    Gostar

Deixe uma Resposta

