Estilo de Vida

6 dicas para não sabotares a dieta 

Olá Pancakes
Bem o verão está a chegar e com ele certamente que muitas preocupações a nível da alimentação. A dieta cada vez aperta mais na esperança de perder aqueles centímetros chatos que teimam em não desaparecer, mas com cada vez mais restrição às vezes torna-se difícil resistir às variadas tentações que nos rodeiam. Estou correcta?

Uma eterna guerra entre duas vozinhas na nossa cabeça “tenho que perder uns quilinhos até ao verão” VS. “apetece-me tanto aquele chocolate!”

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Bem sabem que não sou a favor de restrição muito acentuada, acho que devemos levar um estilo e vida saudável comendo um pouco de tudo, mas há alturas e alturas. É normal que quando estamos a trabalhar para perder peso tenhamos que restringir um pouco mais a nossa alimentação, mas são pequenos sacrifícios que têm que ser feitos.

Neste post vou dar-vos algumas dicas para contornarem essa vontade de sabotarem a dieta.

1. “Precisar” acima de “querer”.

Antes de se impulsionarem a comer qualquer coisa que não faça parte do plano parem para pensar. “Preciso mesmo de comer isto, ou é apenas gula?”. Reflitam antes de o fazer, pensem se realmente o prazer momentâneo de comer algo “fora da dieta” se sobrepõem à vontade e desejo de atingirem os resultados que pretendem.

2. Não esperem até estar famintos para fazer a próxima refeição.

Quando estamos com muita fome temos tendência a diminuir o nosso discernimento quando vamos escolher o que queremos comer acabando por optar sempre por algo menos nutritivo.

3. Andem sempre com snacks.

Desta forma não vão passar fome durante o dia nem cairão na tentação de ir à pastelaria mais próxima encherem-se de um belo croissant com manteiga e uma meia de leite ao lanche.

4. Fome ou sede?

Muitas vezes a sede é confundida com fome. Quantas vezes já não pensaram: “ainda há uma hora acabei de comer e já tenho fome”? Se calhar não é fome, é apenas sede. Bebam um valente copo de água e vão ver que a “fome” passa. Mantenham-se hidratados.

5. Diário alimentar

Manter um diário alimentar pode ajudar bastante, não só a não sabotar a dieta como a manter-vos motivados! Apontem o que comem e até o podem fazer nas redes sociais, publiquem as vossas refeições e mantenham-se fiéis ao que dizem comer.

6. Leiam Rótulos

Nesta publicação aqui falei um pouquinho acerca da leitura de rótulos. Saibam ler e interpretar a informação nutricional de cada produto, mesmo que isso vos leve a perder um bocadinho mais de tempo no supermercado. Não se deixem enganar pelos produtos “light” ou “sem gordura”, muitos desses produtos podem estar carregados de açúcares.

No fundo, é tudo uma questão de mindset. Definam metas, organizem a vossa estratégia e lutem para fazer acontecer. Não existem atalhos, apenas foco e dedicação e tudo isso tem que partir de vocês. A consecução de objectivos está nas vossas mãos, depende só e apenas de vocês próprios e do quanto querem atingir resultados.

Mantenham-se motivados sempre com o vosso objectivo em mente, é para ele que estão a trabalhar, não desistam!

Beijinhos,

Anaísa

 

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5 thoughts on “6 dicas para não sabotares a dieta 

  1. Isso de confundir a sede com fome acontece-me com frequência, mas só o percebi há pouco tempo!

    Manter o diário, nas redes sociais sobretudo – porque acabamos por nos “sentir mal” se cometermos asneiras mas só mostrarmos as partes saudáveis ;p – ajuda imenso, sem dúvida.

    O meu problema são os snacks. Ainda estou a descobrir o que me sacia ao mesmo tempo que como bem. É a parte complicada…

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      1. Engraçado dizeres isso. Arroz com atum não consigo (ainda estou a aprender a gostar de atum), mas comecei a levar ovos (amanhã vou levar com cogumelos) e acho que já noto diferença!
        Obrigada pelas dicas 🙂

        Gostar

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