Estilo de Vida

Dizem ser saudável… Será?

Olá Pancakes

Hoje trago-vos um novo tópico ao blog. Pretendo questionar a veracidade de alguns produtos que se dizem “saudáveis” no mercado.

Posicionam-se como saudáveis mas… serão mesmo?

Muitas vezes lá em casa tive algumas “discussões” com o meu pai porque ele chegava a casa com um pacote de bolachas e, depois de eu torcer o nariz, ele respondia-me “então, mas são integrais!”. O mesmo acontecia com produtos “light”, ou sem adição de açúcar, ou com baixo teor de gordura que só porque o tinham escrito em letras grandes na embalagem ele achava que era saudável. Como muitas vezes me perguntava “isto não faz mal comer, pois não?”.

Bem tive uma eternidade para lhe explicar que o que interessa é o rótulo e a lista de ingredientes que estão atrás da embalagem e não as letras grandes e bem apelativas de “INTEGRAL” ou “LIGHT” que induzem as pessoas em erro fazendo-as cair nas armadilhas do marketing.

Esta semana uma grande amiga minha mandou-me uma mensagem com uma imagem da nova Granola Fitness da Nestlé que dizia “bueeeee bom, mas deve ser gordice”. Pedi para ela me enviar uma foto da informação nutricional e isso realmente verificou-se. Super gordice.

Já todos sabemos que a gama Fitness da Nestlé se posiciona no mercado como tendo produtos saudáveis e nutritivos portanto esta nova Granola não será excepção. Os consumidores partirão logo do pressuposto que estão a comprar algo saudável e “bom para a dieta” para comer aos lanchinhos e ao pequeno-almoço.

Mal olhamos para a embalagem vemos logo escrito “Deliciosos e crocantes cereais de aveia integral com mel”. “Aveia integral? Deve ser uma óptima opção! E com mel que é um adoçante natural e também bastante saudável, vou levar!” Acredito que este seja o pensamento de muitas pessoas.

Para ajudar à festa, no canto inferior esquerdo podemos ler “Rico em Fibra” e “Menos Gordura”.

“Bem, isto é mesmo saudável! Perfeito para aliar à minha dieta de perda de peso, agora que vem aí o verão!”

Meus queridos, lamento desiludir-vos mas esta granola é tudo menos saudável. Carregadinha de açúcar.

É preciso saber ler e interpretar rótulos e uma das coisas que eu reforço sempre é: vejam a informação nutricional por 100g de produto e não por dose!

Muitas vezes servimo-nos de mais quantidade do que a da dose que é recomendada na embalagem e esta é uma prática comum. Desafio-vos a fazerem a vossa rotina matinal, levantem-se, vão para a cozinha e deitem os cereais na taça como sempre costumam fazer. Depois pesem as quantidades que serviram. Será que serviram 45g (no caso desta granola é a porção recomendada)? Ou ronda mais as 60g?

Pois é, vão perceber que, durante este tempo todo, andaram a ingerir bem mais do que uma porção. Por isso tenham em atenção a informação nutricional por 100g. Até podem comer 200g de uma vez desde que estejam conscientes de que isso corresponde às vossas necessidades e não vos prejudicará. (Digo isto para qualquer tipo de alimento, saudável ou não saudável).

Vejamos, então, a informação nutricional desta granola por 100g de produto:

Energia 409 kcal/960 kJ
Proteínas 13,4g
Hidratos de carbono 63,9g
dos quais açucares 22,8g
Lípidos 9,2g
dos quais saturados 1,8g
Fibra 8g
Sal 0,29g

Só por esta informação nutricional percebemos que este é um produto carregadinho de açúcar. Mas só isto não chega, porque o açúcar aqui presente pode ser só do mel o que não a tornaria má de todo. Mas como há sempre que desconfiar, vamos ver os ingredientes:

“Flocos de aveia integral (65,1%), xarope de glucose (açúcar, xarope de açúcar invertido, melaço), flocos de trigo malteado torrados [farinha de trigo (6,3%), extrato de malte de cevada, emulsionante (lecitina de girassol)], óleo de girassol, soja torrada (proteína de soja, amido de tapioca, sal), mel (2,0%), coco, proteína de soja [proteína de soja, emulsionante (lecitina de soja)], açúcar, aromas (mel e vanilina), levedante químico (bicarbonato de sódio), sal, melaço, antioxidante (tocoferóis).”

Para vocês saberem, os ingredientes são escritos por ordem do mais predominante para o menos predominante no produto. Podemos perceber que mais de metade do produto é composto por aveia, até aqui tudo bem. Mas olhem o que vem logo de seguida: xarope de glucose ou, por outras palavras, AÇÚCAR. Aqui percebemos já que este produto tem açúcar adicionado e o açúcar que consta na informação nutricional não é apenas proveniente do mel (até porque mel pouco tem). Para não falar de ingredientes como emulsionantes, óleo de girassol, amidos etc… Mas isso fica para outro post!

O que quero transmitir com este post não é a famosa mensagem do “fujam deste produto, é veneno!!!”, nada disso. Quero apenas trazer-vos à realidade e demonstrar a importância de ler os rótulos, pois nem tudo o que se intitula saudável o é, na verdade.

Tenham consciência do que estão a comer, do que põem para dentro de vocês. Se estão a optar por um estilo e vida saudável têm que ter os rótulos em consideração e, principalmente, se estão numa dieta para perda de peso para que possam evitar certos alimentos que possam colocar em causa o vosso progresso.

Um beijinho,

Anaísa

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3 thoughts on “Dizem ser saudável… Será?

  1. Adorei o post e não poderia concordar mais! Também eu fazia esse erro com frequência até ter começado a ganhar o hábito de ler tudo na informação nutricional dos produtos, aí sim uma pessoa quase fica traumatizada 😀 Mas o melhor ainda é comprar alimentos que não requerem a descrição de uma lista de ingredientes e fazer tudo em casa com antecedência. Beijinho grande, estou a adorar o blog!

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  2. Olá Anaísa,
    Nem mais. Não faria uma análise melhor. É preciso ter mesmo muito cuidado com os produtos que se dizem “saudáveis” e “light”.
    Obrigada pelo post.

    Bjs

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  3. Eu peguei na dita granola e mal vi as quantidades de açucar voltei a colocá-la na prateleira do supermercado. Aveia saudável é a que retiramos no pacote sem lhe adicionar açucar , mel ou o que seja para adoçar.

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