Estilo de Vida

Fim-de-semana de estragos, e agora?

 

Olá Pancakes

Hoje o tema do blog é sobre os tão comuns estragos de fim-de-semana. Ainda para mais com o fim-de-semana grande aí à porta, achei por bem publicar hoje sobre este assunto.

Se estão à espera de algo como “dieta detox pós-estragos” ou “low carb para compensar os exageros” ou “queimem essas calorias extra” este post não é para vocês. Esta publicação é sobre a mente, sobre o psicológico que é o que mais custa a controlar depois de uns dias fora do foco.

Infelizmente já fui dessas miúdas paranoicas que, depois de um fim-de-semana mais relaxado, fazia dias de low carb infindáveis, ia fazer cardio todos os dias da semana seguinte para “compensar” e queimar o que tinha comido em demasia.

Agora pensando bem… RIDÍCULO.

Fazendo assim as contas por alto, se eu na maior parte do meu ano como de forma saudável e equilibrada, se durante meses faço as refeições certinhas, só com duas ou três refeições mais relaxadas, será que é um fim-de-semana esporádico que vai afetar os resultados? A resposta é tão básica quanto um “não, não é”.

Claramente que não aconselho a que todos os fins-de-semana seja a desbunda total e saiam para aí a comer tudo o que vos apetece. Até porque isso pode ser sinal de que a vossa dieta durante a semana está demasiado restrita o que vos leva a ter cravings ao fim-de-semana. Isso, sim, pode prejudicar resultados. Como sempre vos digo: equilíbrio acima de tudo.

Mas agora vamos ao que realmente interessa: O que fazer depois de um fim-de-semana destes? Ora bem, nada. Voltar à rotina normal.

Muitas meninas me pedem ajuda depois de um destes episódios e a minha resposta é sempre a mesma: não precisam fazer nada de diferente. Voltem à vossa rotina. Se se sentirem mais inchados que o habitual, o que é normal porque tendemos a comer comidas mais salgadas, aumentamos a quantidade de hidratos e isso leva à retenção de líquidos, bebam mais água e chá durante os próximos dias, mas é só. De resto não usem o treino como forma de se castigarem pelo que comeram, não fiquem uma semana a beber só sumos detox nem cortem os hidratos de carbono.

Outro conselho que vos dou é: não se pesem! É normal que estejam mais pesados, ao final de contas cometeram exageros aos quais não estão habituados, estão mas inchados logo pesarão mais, mas não quer dizer que engordaram. Pensem bem, ninguém ganha dois quilos de gordura em dois dias. Mas esse peso representa, na sua maioria, água e passado uns dias de voltarem à rotina ele volta a baixar.

Não são medidas práticas que têm que tomar quando acontece um destes fins-de-semana, são medidas de consciência. É a vossa mente que têm que dominar. Bem sei que é difícil, bem sei que o sentimento de culpa e arrependimento consome-nos por dentro. Mas temos que ser mais fortes que isso, temos que ser racionais e pensar que é normal sairmos da rotina. É normal apetecer-nos pizza, gelado, hambúrgueres, batatas fritas e isso não faz de nós anormais, faz de nós humanos.

A forma com a qua lidamos com esses excessos é que é importante. Não nos castigarmos pelo que comemos, mas sentirmo-nos gratos e felizes pelos momentos que nos souberam tão bem.

O que lá vai, lá vai. Sentiram-se bem? Foram felizes? Então é o que importa. Segunda-feira chega, uma nova semana à porta para voltar à rotina e lutar pelos objetivos. Sem remorsos e sem peso na consciência, mas focados como sempre.

Menos paranoia, mais equilíbrio.

Um beijinho,

Anaísa

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2 thoughts on “Fim-de-semana de estragos, e agora?

  1. Como sempre um post espetacular !!😍 Adoro ler os teus posts , e adoro a forma como me sinto depois de os ler , continua 😋💪🏼❤️ Beijinho

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