Fitness

ALIMENTAÇÃO: Pós-Treino

Olá Pancakes

Numa publicação mais antiga que podem ver aqui, falei da refeição pré-treino. Alvo também de bastantes controvérsias é o debate acerca da refeição pós-treino.

Quero enfatizar, para quem segue o blog há relativamente pouco tempo, eu não sou nutricionista, nem personal trainer nem tenho qualquer formação na área do fitness. Sou uma miúda que entrou nesta vida, apaixonou-se por este estilo de vida e gosta de partilhar convosco as experiências que tem. Portanto, este post baseia-se na informação e pesquisa que fiz sobre o tema e na forma como eu faço as coisas e que, para mim, resulta.

De um lado, temos ciência que diz que o timing das refeições é crucial, principalmente no pós-treino, pois consumindo os nutrientes adequados neste período (acreditado como uma hora após a prática de exercício) provoca a reconstrução do tecido muscular “quebrado” durante o treino e reposição das reservas de energia e contribui para o desenvolvimento e melhoria da composição corporal.

Por outro lado, existem estudos que afirmam que o timing das refeições não passa de um mito e o que realmente importa é o consumo calórico total no fim do dia.

Muito se diz que esta refeição deve ser feita no máximo uma hora após o treino pois é nesta hora que o corpo absorve melhor a proteína ingerida. Este período, também conhecido como “janela anabólica”, cada vez mais tem vindo a ser posto em causa tendo, inclusive, estudos provado que não passa de um mito.

Essa tal janela anabólica existe, contudo está “aberta”, na maioria dos casos, até 24 horas depois do treino, podendo chegar às 36 horas. O que quer isto dizer? Que durante esse período de tempo, sempre que comemos estamos a contribuir para a reposição das reservas e para a reconstrução do tecido muscular, portanto não precisamos de nos preocupar assim tanto com o timing desta refeição, o que é realmente importante é respeitar o intake calórico e as macros ao final do dia.

Posto isto, se tiverem fome, comam depois do treino. Se não tiverem muita fome depois de treinar, esperem até terem vontade de comer. Apenas certifiquem-se que cumprem as vossas necessidades calóricas do dia. Não vão prejudicar resultados por não comer dentro dessa hora após o treino.

Quando me iniciei nos treinos foi-me dito para tomar a whey com água logo a seguir ao treino. O que mais senti quando comecei a tomar a whey foi a velocidade da recuperação muscular, eu andava sempre muito dorida e quando comecei a tomar a whey no pós treino comecei a recuperar muito mais rapidamente. “A whey faz milagres!” pensava eu. Mas não, simplesmente o meu intake de proteína diário aumentou e o meu corpo estava a precisar desse aumento. Eu nesta altura não contava macros portanto não fazia ideia da quantidade de proteína que ingeria, mas não devia ser muita.

Hoje em dia continuo a consumir a whey junto com uma banana no pós treino, mas simplesmente porque é prático, porque acabo o treino com fome e porque costumo demorar cerca de uma hora/uma hora e meia até almoçar.

Se for treinar de tarde o meu pós treino costumam ser umas papas de aveia, panquecas ou ovos com batata doce quando chego a casa, também depende se acabar o treino com muita fome, mas como quando treino à tarde o meu pré treino é o almoço, uma refeição mais densa, costumo aguentar-me bem e só sinto necessidade de comer quando chego a casa.

Isto para dizer que é indiferente se comem 30 minutos depois de treinar ou 2 horas. O que interessa é alimentarem-se bem, nutrirem o vosso corpo, dar-lhe os nutrientes que ele precisa e nas quantidades que ele precisa, porque ao final do dia é isso que conta J

Para os mais interessados, visitem este artigo sobre o mito da janela anabólica e aprofundem conhecimentos! http://jissn.biomedcentral.com/articles/10.1186/1550-2783-10-5

Beijinhos,

Anaísa

3 thoughts on “ALIMENTAÇÃO: Pós-Treino

  1. Olá! Há uns tempos deparei-me com o teu blog e instagram po partilha de um amigo meu e fiquei muito contente que houvesse alguém a publicar receitas e não só, mais relacionadas a uma vida “fitness”. Gostava de te lançar um desafio para um próximo post do blog!! – Quais para ti os alimentos, etc, que não podem faltar em casa 🙂
    Cump, e continua !! Go strong **

    Gostar

Deixe uma Resposta

