Estilo de Vida

Grande Tarde SIC: o que ficou por dizer

Olá Pancakes ❤

Como quase todos de vocês sabem e, se não sabem, podem ver aqui ao que me estou a referir, na passada segunda-feira participei no programa Grande Tarde na SIC para falar sobre a ortorexia, uma nova doença que se refere à obsessão extrema com a comida saudável.

Se me seguem nas redes sociais sabem que esta experiência deixou-me um pouco decepcionada pois a imagem que deixaram que eu passasse de mim própria foi que eu sou uma “desequilibrada” e com esta tal doença chamada ortorexia, porque apenas me deixaram partilhar a minha experiência inicial nesta jornada pela busca de um corpo bonito e saudável.

Tudo o que disse na entrevista é verdade, mas no passado. Eu comia muito pouco, eu sentia fome muitas vezes, eliminei os hidratos de carbono e as gorduras da minha alimentação, deixei de ir jantar fora com amigos porque tinha pânico de comer algo que não fosse cozinhado por mim, algo que eu não soubesse a cem por cento que ingredientes levava, contabilizava tudo o que ingeria e não passava das 1200/1300 kcal diárias. Aliado a isto, treinava 6 vezes por semana, treinos muito intensos a nível cardiovascular.

Emagreci. Emagreci até atingir os 53 quilos. Até que um dia olhei ao espelho e apenas via uma miúda magra e sem formas. Este não era o corpo que queria, este não era o corpo que eu idealizava. Eu gosto de músculos, gosto de curvas, gosto de definição, mas eu estava tudo menos isso.

IMG_1768
2014 quando só fazia treinos cardiovasculares 6 vezes por semana e comia cerca de 1200/1300 kcal por dia

Então apercebi-me que tinha que mudar. E MUDEI.

Comecei a comer mais e mais e mais até atingir o máximo de calorias até hoje que são as calorias que consumo atualmente: 2200 kcal diárias, quase mil a mais do que as que consumia há um ano e meio.

Deixei de fazer cardio e comecei a fazer apenas musculação, sem o medo de ficar a parecer um homem (meninas, este pensamento é ridículo).

Treino musculação 4 vezes por semana e não, não vou lá fazer fisioterapia, treino bem pesado. Deixo o quinto dia que é a meio da semana para fazer pilates e ao fim-de-semana é descanso absoluto.

Continuo a controlar as calorias, continuo a contabilizar as macros porque acho fundamental para otimizar o progresso. Eu neste momento tenho um objetivo muito claro: aumentar a massa magra e para isso tenho que comer muito e bem. Ora, só saberei as quantidades do que ingiro se as controlar.

 

DSC04224_1
Hoje a consumir 2200 kcal diárias apenas com treinos de musculação 4 vezes por semana

Vou jantar fora com amigos. Não me privo de comer um gelado, um hambúrguer, um chocolate, o que seja. Claro que tenho os meus “dramas”, claro que às vezes me vou abaixo quando saio muito da minha rotina alimentar, mas é perfeitamente normal. Todos temos momentos bons e momentos maus, não somos sempre equilibrados, mas temos também que aprender a lidar com esses desequilíbrios momentâneos e reerguer-nos e entrar de novo na rotina mais fortes que nunca.

A mensagem que queria ter deixado é que todos cometemos erros, ao início é perfeitamente normal que existam estes dramas, estas restrições, que andemos sem rumo durante algum tempo à procura de respostas certas que não existem. É normal errar e faz parte, só com isso é que aprendemos e podemos crescer e progredir nesta jornada.

Não se restrinjam demasiado, não deixem de viver a vossa vida por causa da comida. Comam, sintam-se bem, façam exercício, aproveitem a vida, sejam FELIZES.

Collage

A foto de 2016 está para vir, o corpo do próximo verão está em construção com muita força de vontade, muita dedicação e, acima de tudo, muita paixão. Mas eu não fico por aqui.

Beijinhos,

Anaísa

3 thoughts on “Grande Tarde SIC: o que ficou por dizer

  1. És linda, linda, linda ❤ e acredita que és uma inspiração tal como és! É a partir de testemunhos como o teu que todas juntas vamos mudar as mentalidades de mulheres (mas também de homens) que sofrem de doenças de origem alimentar ou ortorexia. Porque a vida é muito mais do que a nossa própria obsessão por um bem-estar físico pleno, pois tanto ou mais importante é o psíquico. Para isso, temos de perceber que nunca seremos equilibrados se só nos focarmos num! É preciso ter coragem e motivação para enfrentar os nossos próprios medos e o medo que temos do que a sociedade diz ou espera de nós. Somos muito mais do que isso, somos pessoas com sonhos, com desejos, com crenças e existem pequenas grandes coisas que nos deixam felizes. E nunca, nunca devemos de abdicar delas em prol de um desejo obsessivo!

    Eu um dia também fui assim. Fui assim durante muito tempo. Viva em prol da busca de um corpo perfeito, que eu idealizava como magro, onde apenas vestisse o 32/34 e XS. Tinha muitos dias de revolta, revolta comigo porque não via ao espelho aquilo que queria, até que um dia a revolta foi tão grande que dei por mim a pensar se iria viver assim para sempre. Foi nesse dia que percebi que não, que não podia viver mais assim. Não seria num futuro que iria mudar, a mudança vem quando assim a quisermos. E eu quis, quis mudar e mudei. Hoje sou mais feliz, vivo com o objetivo de aproveitar a vida! Viver um estilo de vida que considero saudável, equilibrado e que acima de tudo me permite viver feliz comigo e com quem me rodeia. Não somos só nós que sofremos com isto, sofrem connosco as pessoas que mais gostam de nós. E é por elas e por mim que hoje faço um esforço para ser diferente e melhor!

    Um beijinho grande para ti linda, marcaste e continuas a marcar a diferença pela positiva que transmites!

    Gostar

    1. Meu amor, obrigada pelas palavras. É bom saber que há mais meninas desse lado que passam ou já passaram pelo mesmo que eu e é por isso que mantenho o blog na esperança de inspirar e motivar a cada dia que passa.
      Um beijinho grande e sabes que estamos juntas, sempre que precisares estou aqui ❤

      Gostar

Deixe uma Resposta

