Fitness

ALIMENTAÇÃO: Pré-treino

Olá Pancakes ❤

Como muitos leitores me têm pedido, hoje vou falar-vos sobre a alimentação pré-treino.

Quero frisar que existem muitas opiniões, muitas ideias diferentes sobre este assunto, mas aqui vou falar da minha experiência e de como eu faço esta refeição e porquê.

Existem muitas teorias sobre isto: uns dizem que o timing da refeição não interessa, outros dizem que o timing tem um papel fulcral no progresso e desempenho da performance.

Ora, trocando isto por miúdos, do meu ponto de vista a grande importância do pré treino prende-se com o fornecimento de energia, pois como é lógico, uma pessoa que vá treinar com fome não terá força nem resistência suficiente para o fazer com o melhor desempenho, correto?

Eu opto por fazer do meu pré-treino uma refeição completa, sendo que as quantidades vão depender de pessoa para pessoa, das suas necessidades individuais e do tempo que têm até iniciarem a atividade física. Eu, por exemplo, não gosto de ir treinar com muita comida no estômago e, sendo o meu pré-treino o meu pequeno almoço e sendo que vou treinar passado uma hora, mais ou menos, opto por umas papas de aveia ou panquecas. A minha preocupação principal é a de dar ao meu corpo a energia que ele precisa para executar o treino na sua plenitude, mas também não me sentir demasiado “enfartada” durante o mesmo.

O meu pré treino tem sempre uma fonte de proteína – claras e whey que junto às papas/panquecas; fonte de hidratos – opto pela aveia e junto, ainda, uma peça de fruta; e fonte de gordura – normalmente manteiga de caju ou amêndoa.

Se, por acaso, for treinar passadas 2-3 horas de comer, opto por fazer uma refeição mais densa, com mais quantidade de proteína, hidratos e gordura. Há quem aconselhe a não consumir gordura antes do treino pois esta é responsável por atrasar o processo de digestão e, consequentemente, deixar-nos com aquela sensação de “enfartamento” durante mais tempo, mas se não se sentirem mal nem desconfortáveis não vejo qual o problema em consumir este macronutriente. Eu não o dispenso até porque quem me tira a minha manteiga tira-me tudo.

Imaginando que vou treinar a meio da tarde, optaria por fazer do almoço o meu pré-treino, cerca de 2h/2h30 antes de iniciar a atividade física, sendo esta uma refeição mais densa e com maiores quantidades de cada macronutriente. Como fonte de proteína optaria por peito de frango ou peru, como fonte de hidratos optaria por batata doce e alguns vegetais (junto quase sempre vegetais às minhas refeições para adicionar fibra) e como fonte de gordura optaria pelo azeite, adiciono sempre às minhas refeições principais para saltear os vegetais.

IMG_1563

Imaginando que iria treinar ao fim da tarde optaria, também, por algo parecido com o pequeno almoço – umas papas ou panquecas proteicas – isto se tivesse possibilidade de comer cerca de uma hora antes do treino. Outra boa opção também poderiam ser dois ovos mais uma peça de fruta, ou atum e batata doce, por exemplo. Quando só tenho possibilidade de ingerir o pré-treino muito em cima da hora de iniciar a atividade física o que faço, por norma, é comer uma banana e beber um batido de água e whey pois é de rápida digestão e dá-me a energia suficiente para um bom desempenho.

IMG_1654

Muito resumidamente, não façam do pré-treino um bicho de sete cabeças. Descompliquem. Comam o que vos faz sentir melhor. Dão-se melhor com mais proteína e gordura e menos hidratos? Comam ovos. Dão-se melhor com mais hidratos e proteína e menos gordura? Comam frango com batata doce. Dão-se melhor com hidratos e gordura e menos proteína? Comam banana com manteiga de oleaginosas. O importante é que se sintam bem no treino, que sintam força e energia para darem o melhor de vocês. Não há uma fórmula correta, há o que resulta melhor para vocês e o que vos faz sentir melhor.

O importante é manterem um alimentação equilibrada sempre, em todas as refeições e, acima de tudo, consistente que vá de acordo com os vossos objetivos e necessidades pessoais.

Espero ter ajudado.

Beijinhos,

Anaísa

2 thoughts on “ALIMENTAÇÃO: Pré-treino

Deixe uma Resposta

