Fitness

DICAS: “Abs of Steel”

Olá Pancakes

Recebo muitas mensagens a perguntar qual o “segredo” para ter abdominais definidos. São bastantes as meninas que me perguntam quantas vezes treino os abdominais e que exercícios faço para os ter salientes.

“Mas eu faço abdominais todos os dias e não há meio de eles aparecerem”.

Esta frase é vos familiar? Acredito que seja, acredito que já tenham pensado isto ou que já a tenham ouvido muitas vezes.

Pois bem, vamos desmistificar isto: não é a fazer 1000 abdominais 7 vezes por semana que eles vão aparecer. Desenganem-se.

O trabalho abdominal é, eu diria, bastante ingrato. O desenvolvimento destes músculos é dos mais desafiantes e exige muito esforço e, acima de tudo, muita paciência. Mas a maioria de nós quer ver resultados rápidos e eficazes e por isso tendemos a focar-nos em métodos que não são eficientes.

Para atingir uma barriga definida e esculpida, é necessário treinar de forma inteligente, seguir uma alimentação adequada e manter a massa gorda relativamente baixa. Estes três fatores juntos são o que proporcionará um six-pack bem atraente.

Eu detesto treinar os abdominais. Acho uma seca e no fim do treino já estou sempre tão cansada que acabo por “aldrabar” um pouco. E não é por isso que eles não estão cá.

Obviamente que depende muito de pessoa para pessoa, não somos iguais e há que ter em atenção que quem tende a acumular mais gordura na zona da barriga, que não é o meu caso, tende a ter mais dificuldade em conseguir a tão desejada tablete de chocolate. Para além de que pratiquei ballet durante muitos anos o que tornou mais fácil que estes reaparecessem.

Mas calma, nada é impossível.

2015-08-06 15.57.50

1.Mantém uma dieta equilibrada.

Não precisas de comer só brócolos, frango e batata doce, mas também se passares a vida a comer junk food não vais ver abdominais tão cedo. Por mais sólida que seja a tua musculatura abdominal, se tiveres uma camada de gordura a tapá-los nunca os verás. A regra de ouro é: os abdominais são feitos na cozinha.

2.Treina os abdominais, mas não em demasia.

Os abdominais, tal como qualquer outro músculo, precisam de descanso. Não é por treinares todos os dias que vais eliminar a gordura da barriga. Não existe perda de gordura localizada, a perda de gordura acontece em todo o corpo através do défice calórico.Infelizmente a gordura da barriga é a última a desaparecer e a primeira a retornar, portanto mantenham-se persistentes e empenhados na vossa dieta e treino.

3.Varia os tipos de exercícios abdominais.

Tendemos a ficar-nos pelos crunches, sit-ups e pouco mais, mas estes exercícios apenas trabalham os músculos superiores – retos. Os oblíquos, os transversais e os inferiores também precisam de ser estimulados, por isso variem! Incorporem na vossa rotina de abdominais bicycle crunches, leg raises, pranchas, etc. Não se esqueçam que trabalhamos também os abdominais quando executamos outros exercícios de musculação, como por exemplo, squats e deadlifts em que temos que ter o core bem firme estamos, também, a estimular os músculos do abdómen.

4.Tem paciência!

Esta é a dica chave. Paciência e dedicação são muito importantes, pois esta não é uma tarefa fácil e exige muito tempo. Não queiram ver resultados do dia para a noite. Mantenham-se consistentes na alimentação e nos treinos e os resultados virão.

Beijinhos,

Anaísa

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