Fitness

DICAS: Sem tempo para treinar? Não é desculpa!

Olá Pancakes

Existem inúmeras desculpas que utilizamos quando não estamos totalmente predispostos para iniciar a mudança ou, simplesmente, porque não nos apetece treinar. A mais utilizada talvez seja a velha desculpa do “não tenho tempo, tenho uma vida muito ocupada”.

Nunca admitimos que não queremos começar a treinar porque simplesmente não nos apetece, pois o nosso inconsciente sabe que essa é a melhor e mais saudável opção a fazer. Então temos a necessidade de encontrar uma desculpa, por mais esfarrapada que seja, para não nos sentirmos tão mal com o facto de não querermos mudar os nossos hábitos e transformar um “não quero” em “não posso”. Retira logo uns 60% de peso da consciência.

Iniciar os treinos não é sinónimo de deixar de ter tempo livre, ou de passar a andar a correr para se conseguir fazer tudo o que se tem que fazer. E a semana também não tem apenas cinco dias, lembrem-se que existe o sábado e o domingo, ok?

Também não é necessário treinar 7 vezes por semana, se o vosso horário só vos permite treinar 3 vezes por semana durante uma hora, porque não? Melhor que nada. Não vão com a mentalidade de que só dois ou três treinos não é nada e que por isso mais vale estarem como estão.

Eu própria já inventei mil desculpas para não ir treinar.  É normal e todos passamos por isso, principalmente no início quando ainda não tomámos verdadeiramente o gosto aos treinos.

Deixo-vos algumas dicas que funcionaram comigo quando comecei a estagiar e fiquei aterrorizada com a possibilidade de deixar de ter tempo para treinar.

Façam o planeamento no início de cada semana

É muito mais fácil não faltarem aos treinos se os tiverem previamente planeados. Planeiem quantas vezes pretendem treinar e que tipo de treinos vão fazer ao longo da semana.

Apontem os treinos numa agenda

Independentemente se treinam 2, 3 ou 7 vezes por semana tenham os treinos apontados no respetivo dia da semana, respetivos grupos musculares que treinam nesse dia ou aulas que pretendam frequentar.

Frequentem aulas

As aulas são uma ótima forma de cumprir horários. Comprometam-se uma vez por semana a fazer determinada aula à hora x, por exemplo num dia em que tenham um horário mais apertado e só tenham aquela horinha livre.

Lembrem-se que o sábado e o domingo também são dias

Se têm, de facto, uma semana muito atribulada que vos deixa pouco espaço para treinar, aproveitem o fim-de-semana. Uma hora por dia não vos roubará, certamente, muito tempo e até estarão mais bem dispostos e energéticos para as atividades de fim-de-semana.

Evitem ter que ir a casa antes de irem para o ginásio

Se seguirem do trabalho para o ginásio, evitem ter que parar em casa. Levem o saco e tudo o que precisam logo de manhã e sigam diretos, se forem a casa custa mais voltar a sair.

Estabeleçam prioridades

É tudo uma questão de gestão de tempo. Se se empenharem e dedicarem conseguem ter tempo para tudo. Giram as vossas prioridades em torno do vosso horário, comprometam-se e tenham força de vontade. O tempo arranja-se e cabe-nos a nós decidir o que fazemos com ele.

Durante o meu estágio treinei 6 vezes por semana, todas as semanas. Fiz sempre os treinos como planeado no início da semana, uns com mais vigor que outros, mas nunca faltei nenhuma vez.

Eu ia treinar ao fim da tarde e levava sempre comigo, para o trabalho, o saco e a comida para o dia todo de forma a não ter que ir a casa, então seguia logo direta para o ginásio.

Quando estava um bocadinho mais cansada e desmotivada e precisava que puxassem por mim, fazia aulas. São uma ótima forma de cumprir o exercício do dia de uma forma mais divertida e descontraída e o facto de terem um horário estabelecido ajuda a que não faltemos.

Também treinava ao domingo de manhã. Aproveitava o sábado para descansar e para sexta-feira poder ir sair com as minhas amigas, mas ao domingo de manhã voltava a acordar cedo para treinar e, também, para me preparar para a semana seguinte.

Nunca deixei de fazer nada, nunca deixei de ter tempo para ninguém. Trabalhava, treinava ao fim da tarde, à noite preparava as marmitas para o dia seguinte, e sempre assim durante os cinco dias da semana. À sexta-feira à noite era para relaxar, sair à noite para beber uns copos com as amigas, ir jantar fora, e sábado a mesma coisa. Domingo de volta aos treinos de manhã e aproveitar o resto do fim-de-semana.

Isto sou eu que não tenho uma família e filhos para cuidar. Acredito muito que para quem tenha seja mais difícil de gerir, mas repito DIFÍCIL, não IMPOSSÍVEL.

Façam as vossas escolhas, estabeleçam prioridades, dediquem-se e comprometam-se com o vosso objetivo. Planeiem tudo com antecedência e esqueçam a desculpa do “não tenho tempo”. O tempo arranja-se, apenas depende da vossa força de vontade.

Se for importante arranjam uma forma de concretizar, se não arranjam uma desculpa.

Beijinhos,

Anaísa

2 opiniões sobre “DICAS: Sem tempo para treinar? Não é desculpa!

Deixe um comentário