Fitness

TREINO: 7x por semana, 3 horas por dia, é mesmo necessário?

Olá Pancakes

O meu post de hoje relaciona-se mais com o fitness, principalmente com os treinos. É certo e sabido que muita gente pensa que quanto mais vezes treinar e quanto mais horas passar no ginásio, mais calorias perde, mais músculos ganha e mais resultados vê. Mas será mesmo assim? É este mito que pretendo desvendar com este post e também falar-vos um pouco da minha rotina de treino, já que muitas meninas me perguntam.

Para atingirmos os resultados que queremos é preciso termos três fatores muito importantes em consideração: o treino, a alimentação e, tão importante como estes dois, o DESCANSO.

De uma forma muito simples, quando treinamos estamos a “partir” as fibras musculares para que estas, depois, se reconstruam mais fortes e maiores. Esta reconstrução acontece em descanso e não durante o treino, ou seja, é durante as alturas de repouso que os nossos músculos estão a crescer. Os treinos de musculação servem como estímulo para o crescimento dos músculos, mas é nas alturas de descanso que a magia acontece.

Assim sendo, é necessário encontrar um equilíbrio entre as rotinas de treino para que possamos dar ao nosso corpo o descanso adequado e evitar entrar em overtraining (treino em excesso) que pode prejudicar os nossos resultados e, até, a nossa saúde.

Eu própria já caí nesse erro. Treinava 6x por semana, treinos puxadíssimos a nível cardiovascular. Só me apercebi que tinha que abrandar quando este ritmo começou a ter implicações na minha saúde.

Hoje em dia vou ao ginásio de segunda a sexta, ao fim de semana faço descanso absoluto, não faço cardio e só treino musculação quatro vezes por semana. Os meus treinos são de hipertrofia, direccionados para o aumento de massa muscular e, consequentemente, ganho de peso. São compostos por séries de, no máximo, 8 repetições executadas e forma lenta, controlada e sempre em contração do músculo a ser estimulado.

Deixo-vos a minha atual rotina de treino:

Segunda-feira: Pernas + abdominais

Terça-feira: Peito e Costas

Quarta-feira: Aula de Pilates e aproveito também para nadar um bocadinho

Quinta-feira: Pernas + abdominais

Sexta-feira: Costas e Ombros

É MUITO IMPORTANTE que tenham o devido acompanhamento de um profissional na área que vos passe os planos personalizados e de acordo com os vossos objetivos pessoais.

Concluindo, podem perceber que neste caso a qualidade sobrepõe-se à quantidade. Portanto esqueçam as horas infindáveis no ginásio e a necessidade de treinar todos os dias para verem resultados. Deem ao vosso corpo o descanso que ele precisa, aprendam a ouvi-lo que ele vai agradecer e acreditem, só vão beneficiar com isso.

Espero ter-vos ajudado.

Beijinhos,

Anaísa ❤

7 thoughts on “TREINO: 7x por semana, 3 horas por dia, é mesmo necessário?

  1. Querida Analisa. Adoro ontem blog, cada dia mais, e acho de suma importância que partilhes certos aspetos da tua rotina connosco, sobretudo para quem vê em ti uma inspiração, para não vir a cometer erros desastrosos. Li este post, gostei e fiquei intrigada com uma coisa… Não fazes treinos de braços? Isto é, não tens exercícios direcionados a bíceps e treceps. É por alguma razão especial? Já sei que os exercícios de peito também trabalham bicep, sobretudo se trabalhamos com o peso do próprio corpo e os de costas trabalham tríceps muitas vezes, mas eu, por exemplo, também tenho musculação 4x por semana e nesses dias estão incluídos bíceps e tríceps. Fico a espera da tua resposta. Beijinho grande e continua o teu excelente trabalho.

    Gostar

    1. Olá querida. Não faço exercícios diretamente focados nos musculos dos braços, eu e o instrutor que me acompanha decidimos que é melhor para mim focar-me apenas em grupos musculares grandes visto que não tenho objetivo de desenvolver a musculatura dos braços. Como tu bem disseste os exercícios de costas e peito já estimulam esses musculos e, para mim, são suficientes 🙂 espero ter esclarecido! Um beijinho

      Gostar

  2. Olá! Será que podias fazer um post sobre os exercícios mais indicados para cada grupo muscular? Por exemplo, para treinar pernas existem mil e uma máquinas e exercícios, para abdominais existem mil e uma maneiras de os fazer… Devemos optar por quais conjuntos de exercícios? Obrigada! 🙂

    Gostar

  3. Olá Anaisa! Antes de mais quero te felicitar pelo blog, sigo o com muita atenção! Queria te perguntar se na fase de cut os teus treinos se resumem na mesma em repetições de 6-8 com cargas altas? Sinto me um pouco perdida nesta fase! Obrigada pela atenção! Beijinhos

    Gostar

Deixe uma Resposta

